Tecnologia Heatcraft é utilizada na ampliação do Parque Industrial da Ceratti

Modularidade, segurança operacional e gestão eletrônica são as características principais do projeto em área de 13 mil m²

Ceratti 1

Com o objetivo de ampliar seu parque fabril em Vinhedo (SP), a Ceratti fechou o projeto de refrigeração com a Heatcraft do Brasil e Advanced Thermal Systems do Brasil (ATS Brasil), num investimento superior a R$ 4,3 milhões. Sendo a Heatcraft responsável pelos equipamentos frigoríficos (evaporadores, condensadores, unidades condensadoras/compressoras e racks) e a ATS pela instalação, manutenção e assistência técnica.

Com espaço refrigerado de cerca de 13 mil m², o projeto prevê a produção de 60 toneladas de produtos refrigerados por dia, correspondendo a um valor superior a R$ 1,6 milhões de produtos em movimentação diária.

O desafio do projeto foi oferecer modularidade, segurança operacional e gestão eletrônica. Já que a variedade de processos e produtos da Ceratti exigiu uma concepção de múltiplas temperaturas, pois o desenvolvimento de um projeto de alta eficiência com vários regimes de operação permitiu a adoção de soluções diferenciadas para cada ambiente, entre eles os de refrigeração (0⁰C), climatização (+10⁰C) e congelados (-20⁰C).

Para o projeto Ceratti, foram utilizados equipamentos Heatcraft, da marca Bohn, como evaporadores de baixo, médio e alto perfil (FBA, BM, EDS, ETE e HP), unidades condensadoras micro canal e industriais (FRM, BST e BBT), unidades compressoras (UCR), racks (BR) e condensadores (ACV).

De acordo com o coordenador de Cold Storage da Heatcraft, Robson de Paula, “desenvolver um projeto deste porte e para uma empresa com alta exigência por qualidade, como a Ceratti, só nos credencia e consolida ainda mais como referência ao mercado”.

O projeto Heatcraft / ATS Brasil foi desenvolvido considerando as melhores opções do ponto de vista de capacidade versus consumo, o que se reflete em economia direta para o cliente.

O sócio-diretor da ATS Brasil, Rinaldo Roberto Durello, ressalta que “a modularidade faz com que o projeto seja implantado em etapas, fracionando a capacidade requerida por dois ou mais equipamentos frigoríficos independentes, e proporcionando ao processo de gestão da Ceratti um ótimo custo-benefício”.

Outro benefício da modularidade se reflete no gerenciamento da demanda de refrigeração, com o desligamento de equipamentos frigoríficos independentes para que o cliente não opere com compressores em carga parcial, o que representaria maior consumo de energia.

O projeto também foi concebido para reduzir trajetos de tubulação, uma vez que trajetos maiores impactam diretamente no investimento inicial (materiais e mão de obra de instalação) e no custo operacional (maior quantidade de fluido refrigerante bombeado pela tubulação).

No quesito segurança operacional, a solução Heatcraft / ATS Brasil garante ao cliente o controle da temperatura mesmo em caso de parada de um equipamento, já que os ambientes contam com uma solução multicircuitos frigoríficos que impedem que um equipamento parado interfira no funcionamento do outro.

Os investimentos da Ceratti

O novo posicionamento da marca, o lançamento da linha de fatiados e a reformulação do portal fazem parte do investimento que a Ceratti vem fazendo nos últimos anos. Em 2014, a companhia cresceu 16%, quando investiu em maquinário de alta tecnologia e expandiu 6.000 m2 do seu Parque Industrial, localizado em Vinhedo (SP), principalmente para suportar a entrega da linha de fatiados. Com isso, espera ter um aumento significativo de 25% da sua produção em 2015, passando das atuais 1.200 para 1.500 toneladas de produtos por mês. O investimento total para a realização dessa extensão foi de R$ 20 milhões.

“Ter estilo é fazer do seu jeito” é o novo posicionamento da marca Ceratti, que está sendo ativado em diferentes frentes para promover a abrangência de seu portfólio e o potencial em agradar aos mais variados públicos. A comunicação marca ainda o lançamento da linha de fatiados, com embalagens exclusivas, que levam mais praticidade aos consumidores.

Descritivo do projeto

Sistema frigorífico misto à expansão direta em regime simples de evaporação, com resfriamento a ar. Com equipamentos modulares que atendem steps de operação dos ambientes, ou seja, melhor rendimento dos equipamentos a cada ponto e menor consumo de energia na instalação.

Toda distribuição elétrica entre quadros de comando, e componentes do sistema foram executados conforme norma ABNT (NBR- 5410:2004).

O projeto adota dispositivos de expansão termostáticos eletrônicos nos evaporadores, intertravamento de unidades condensadoras e gerenciamento dos evaporadores e ambientes, sistema de aquisição, alteração e registros de dados, possibilidade de acesso remoto e envios de alarmes via SMS, FAX ou e-mail através de central PlantWatchPRO. Os quadros de comando e força dos equipamentos completamente automáticos, providos de todas as funções necessárias para operação precisa do sistema. Toda comunicação entre controladores eletrônicos dos quadros elétricos e PlantWatchPRO interligados através de cabo serial AWG22 2 vias com malha – rede RS485.

Foram utilizados: 35 portas frigoríficas entre portas giratórias, corrediças, tipo Office dor e seccionais com os portais de selamento; folhas e batentes com revestimento em chapa de aço zincado, pré-pintado na cor branca RAL 9003 e aço inox escovado AISI 304; núcleo isolante em PUR (poliuretano) injetado, com retardador à chama (classe R1), tendo coeficiente de condutividade térmica abaixo de 0,023 W/m².k; chapa interna e externa da folha unidas por perfil de PVC para quebra da ponte de frio e alojamento da gaxeta de vedação; ferragens em aço carbono zincadas a fogo, com pintura epóxi a pó; parafusos e arruelas para fixação dos acessórios, em aço inox escovado AISI 304; vedação em borracha elastômero EPDM para câmaras com temperaturas até -40⁰C (portas industriais).

O sistema de aquecimento no batente tem perfil de alumínio de fácil montagem e manutenção. As portas de encosto são semi-embutidas, conciliando a correta estanqueidade a uniformidade do design externo.

Sobre a Ceratti

Fundada em 1932, a Ceratti é uma das marcas mais tradicionais de frios do País, destacando-se pela qualidade e sabor inigualáveis de seus produtos, muitos deles premiados. A linha conta com mais de 100 produtos, que atendem aos mais diversos gostos.