Redução de consumo energético e nível de ruído é tendência para condensadores remotos

A mudança do perfil do setor supermercadista, que vem investindo cada vez mais em lojas menores, instaladas em áreas de adensamento urbano e com apelo verde, estimulou a criação de novos equipamentos de refrigeração, que tenham baixo nível de ruído e consumo energético reduzido.

Entre as empresas que apostaram nessa tendência e têm alcançado sucesso, está a Heatcraft. Desde 2010, ela está disponibilizando para o mercado brasileiro a linha de condensadores remotos, com motores EC de velocidade variável.

Esse tipo deequipamento trabalha de acordo com a demanda da câmara, ou seja, durante o dia, quando as temperaturas são mais elevadas e a movimentação na loja é maior, ele opera com rotação máxima. Já no período noturno, quando as temperaturas ambientes tendem a cair e a movimentação é reduzida, a rotação do motor diminui, reduzindo o consumo energético e o nível de ruído. “Essa característica do produto, desenvolvido para atender às necessidades do mercado cada vez mais exigente, garante economia para a loja, bem como melhora o relacionamento com a comunidade do entorno, devido à redução do ruído no período noturno”, conclui o engenheiro de desenvolvimento Pedro Dias.